Navegação

Quer conversar?

REDES

Minha Jornada para Redimir a Economia

Escolher pelo estudo da Ciência Econômica é o desejo de muitos. No entanto, ao longo do trajeto, são tantas as decepções àquele que visa a Vida Eterna que não raro encontramos pessoas que desistiram da caminhada. O mesmo aconteceu comigo na minha jornada para redimir a economia.

Para que você, leitor, entenda melhor, saiba que num ensino formal de economia se encontram fórmulas e mais fórmulas que dizem representar as ações econômicas. Dessa realidade, três atitudes são comuns: indiferentismo, adesão e aversão.

Aqueles que são indiferentes buscam os próprios interesses na profissão e geralmente trabalham com as mais diversas áreas da economia ou outros seguimentos. Os que aderem à essa visão de economia são ditos homens de ciência possuidores de análise crítica. Os que criam aversão a isso abandonam a ciência econômica ou passam a crer que a economia está 100% subordinada à política. Isso quando não desacreditam de todo o conhecimento científico nesse campo.

O Caminho para Alinhar a Economia com a Tradição Filosófica Ocidental

Como Católico, achava que seria um trabalho de uma vida inteira conseguir aliar a economia da universidade com a tradição filosófica ocidental. O distributismo foi uma das alternativas para superar o estranhamento com a economia moderna. Mas carece de revisão para ser implementado nos dias atuais. Qual não foi meu espanto ao encontrar nos vídeos do Guilherme Freire a menção ao livro “Redeeming Economics“.

Por Providência Divina, um certo John Mueller teve a mesma percepção e decidiu dedicar grande parte de seu tempo a esse estudo. Apoiando-se em Santo Tomás de Aquino que, segundo ele, é Aristóteles + Agostinho, o autor foi capaz de apresentar uma teoria que percebe o fenômeno mas não exclui as pessoas. Ademais, no livro encontramos a explicação do porquê da teoria econômica ter se distanciado tanto da vida comum das pessoas. Esse tema deverá ser melhor abordado em outro artigo.

Mueller traz a teoria de que nessa vida nós podemos trocar ou dar os bens, a depender do grau de amor que nutrimos pela pessoa a qual esse bem se destina. Ou seja, se eu providencio algo para mim, eu não devo doar para o próximo, se eu providencio algo para minha família, devo conseguir os bens que são necessários a eles, mas se eu providencio algo a outro, é possível que eu faça isso por doação.

Ressiginificando Adam Smith

Com essa visão, a seguinte frase de Adam Smith recebe outro significado:

Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que ele tem pelos próprios interesses.

Concordaríamos com Smith nesse caso, mas poderíamos acrescentar que na verdade uma mãe de família conta sim com a benevolência do seu marido e que um indigente conta não só com a benevolência, mas com a beneficência do açougueiro e afins. A visão econômica de Mueller, portanto, abre portar a amar a Deus e ao próximo e livra a economia de um pensamento circular.

Por fim, podemos dizer que o livro Redimindo a Economia é um livro que deve lançar base a toda uma nova senda de estudos. Além disso, deve trazer alívio a muitos pois nele há interpretações de como aborto e homicídios são correlacionados, como a justiça é necessária e benéfica e como as famílias de fato precisam ser preservadas.

Aos que se interessarem, nós da Editora Verso l’Alto oferecemos essa magnífica obra traduzida pela primeira vez em português:

Original price was: R$119,90.Current price is: R$89,90.Comprar

Filipe Dalboni

Mestrando em economia que sonha em contribuir na construção de uma economia realista voltada ao Bem Comum.

8 comments

  1. Luana Ventura Dutra

    Obrigada por iniciar essa empreitada! Muitos âmbitos de estudos necessitam de profissionais justos e dispostos a ensinar a Verdade.

    1. Filipe Dalboni

      E que agradeço toda a apreciação! Deus abençoe

  2. Ruan Campos

    Desde já obrigado pela iniciativa! Soma-se aos que apreciarão tal feito este aluno do segundo ano de ciências econômicas que sobretudo tem sua fé consistente na Santa Igreja Católica e em seus ensinamentos e que busca sobretudo a Verdade! Que Deus os abençoe e lhes pague!

    1. Filipe Dalboni

      Muito obrigado, meu caro!
      Fico muito feliz com o teu comentário. Deus abençoe!

  3. Lyo Gautier Ourique de Valois

    Muito obrigado pela tradução, minha encomenda acaba de ser feita!

    1. Filipe Dalboni

      Eu que agradeço! Enviaremos já, já.
      Abraço!

  4. Pedro P. Figueiredo

    Caro Filipe, felicito todo seu árduo trabalho. Há uns 8 anos obtive o livro do Mueller em inglês, e sua chamada para um surgimento de uma escola de pensamento econômico católico me excitou. Há 6 anos fiquei sabendo de um jovem economista que critica toda a nova economia, e que dá aulas no Peru: Dante Urbina (naquele tempo, eu nem era graduando na área). Urbina é também apologeta (escreveu também contra protestantes, ateus, etc).

    Na minha monografia (curso mestrado em economia também, hoje), citei o Mueller ao final. Já o D. Urbina, não, já que fugia do meu tema (monetária), pois ele critica mais a “microeconomia” com seus mitos, mas recomendo fortemente seu canal e playlists de Economia no youtube. Em Economia, ele tem dois bons livros publicados.

    Minha monografia mais ou menos seguiu a mesma ideia de ressuscitar a economia escolástica, embora mais pelo lado monetário. Basicamente identifiquei o quanto o afastamento da tradição católica fez com que a Economia Monetária errada prejudicasse o Ocidente. Em outro artigo, o qual provavelmente nunca seria aceito nem em monografia, argumento que o tema envolve até pecado que brada aos céus e cito padres economistas a meu favor.

    Há algum tempo tenho visto os vídeos do Murilo Resende Ferreira, o qual tem se destacado na crítica aos bancos modernos e ao vício da jogatina financeira e suas variantes. No máximo eu teria pouquíssimas discordâncias com ele, mas ainda não consegui travar contato. Recomendo buscar suas palestras.

    Quanto ao que escrevi e/ou juntei, deixo aqui a indicação do meu WordPress, caso queira visualizar. O nome seguia nessa linha de “profecia do Mueller”: economiaescolasticacatolica.wordpress.com. Caso queira, podemos manter contato por e-mail.

    Abraço e sucesso na sua Jornada.

    1. Filipe Dalboni

      Olá, meu caro, tudo bem?
      Fico imensamente feliz em ouvir teu relato. O Redimindo a Economia é justamente para nos despertar para uma Economia Real!
      Deixo meus votos de sucesso e parabéns pelos escritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?