Um revisional da teoria econômica
John D. Mueller escreveu um livro, de fato, revisional da teoria econômica. Em Redimindo a Economia, o intuito do autor é redimi-la no melhor sentido possível, isto é, devolver a ela a cosmovisão transcendente. Neste livro o autor revisa a economia sem apelar exageradamente ao sentimento religioso, demonstrando como a cosmovisão cristã é superior para descrever os fenômenos econômicos.
O foco incide sobre a ruptura criada por Adam Smith em sua obra “Inquérito sobre a Riqueza das Nações”. Para Mueller, Smith utiliza uma cosmovisão estoica e busca reduzir a dinâmica econômica a um único elemento, tal qual o fizera Isaac Newton na física. O resultado é que Smith encontra o valor no trabalho e distorce todo desenrolar da ciência econômica.
Desconstruindo o utilitarismo econômico
Por meio da chamada teoria da utilidade de Santo Agostinho, o autor redime a visão moderna utilitarista da teoria econômica. Mueller redefine utilidade a partir da teoria de Santo Agostinho sobre o amor. O autor também incentiva uma renovação no pensamento econômico ao trazer para a discussão da obra a teoria da justiça comutativa e distributiva de Santo Tomás de Aquino.
Por meio dela, o autor demonstra que os cálculos econômicos e as decisões dependerão de para quem os bens são destinados. Com a justiça distributiva, consegue-se evitar o individualismo liberal e o igualitarismo coletivista.
Também insere na obra o conceito dos três níveis de atuação econômica:
- O primeiro, pessoal, no qual cada indivíduo decide como viver, a pessoa mais importante para si, quem amará e quem será o seu próximo.
- O segundo, a economia doméstica, a partir da qual todas as demais economias se realizarão. Nela os pais decidem a hierarquia de destinação dos bens possuídos.
- Por fim, o âmbito político, que se relaciona com a ordem e a justiça, mas de forma distinta dos níveis anteriores.
Moralidade, desigualdade, arranjo familiar…
O autor apresenta na obra exemplos empíricos da teoria apresentada anteriormente. Temas como moralidade da desigualdade, arranjo familiar, aumento de divórcios, crimes violentos, a prática do aborto, aumento da inflação, gastos governamentais, ações do mercado financeiro, desenvolvimento econômico et cetera, todos são analisados por meio da Redenção da Teoria Econômica.
Ficha Técnica
ISBN: 978-65-996055-0-5
Capa: Dura
Páginas: 564
Idioma: Português
Dimensão: 16 x 23cm
Papel: Pólen Soft 80g
Ribeiro –
Melhor livro que eu já li, muito bem detalhado e bem escrito. Amei a forma que o autor rebate as falácias de grupos liberais e como progredir com a economia.
Filipe Dalboni –
Olá!
Muito obrigado pelo seu retorno. É uma alegria para nós saber que gostou tanto do livro. É para motivar o estudo que publicamos esse livro, sinal que ele alcançou o seu objetivo.
Fique com Deus!
Paula (comprador verificado) –
Além do conteúdo do livro valer muito a pena, quero destacar a qualidade da impressão, papel e entrega do livro. A equipe foi super rápida, prestativa e excedeu todas as minhas expectativas. Muito obrigada à toda equipe de atendimento pela atenção e rapidez que vocês tiveram ao resolver o problema do endereço em meu pedido. Vocês foram impecáveis. Que Deus os abençoe imensamente.
Filipe Dalboni –
Muito obrigado! Deus abençoe imensamente. Desejamos bons estudos e convidamos a que desenvolva, aplique e divulgue os conhecimentos encontrados nesse livro.
Rafael Faria de Abreu Campos (comprador verificado) –
Livro extremamente necessário para o estudo avançado em Economia, pois dá sua contribuição, de forma simplesmente sensacional, no pavimentar do tão necessário caminho para a redenção da Economia atualmente! O autor inova e ousa ao trazer à tona a escolástica como um elemento importante, mas esquecido, nas análises econômicas. Ele argumenta de forma clara e convincente que a inclusão da filosofia da escolástica pode trazer uma perspectiva mais equilibrada e completa para o entendimento da economia.
Além disso, o autor destaca a importância do trio AAA para uma análise mais aprofundada da Economia. A sua abordagem é notavelmente coerente e bem fundamentada, proporcionando uma visão integrada da Economia, o que se torna cada vez mais necessário na atualidade.
Em resumo, este livro é uma leitura obrigatória para todos os interessados na Economia e na busca por uma visão mais profunda e equilibrada desta área. Para além da escrita de forma clara, acessível e bem fundamentada, e do oferecimento de uma perspectiva aparentemente esquecida pela academia para o entendimento da Economia; a qualidade do material produzido impressiona e torna sua leitura ainda mais agradável. Esta é uma obra que certamente faz diferença significativa na forma como a Economia é compreendida e analisada.